CURSOS INTENSIVOS - MEDICINA VETERINÁRIA
SÃO PAULO
Zaira, um caso em que a boa técnica cirúrgica superou o improvável
Publicado em 26/08/2018 |

 

A busca pelo bem estar animal tem levado muitos médicos veterinários a assumirem desafios, cujo sucesso, às vezes, é tido como pouco provável face à complexidade de casos. No entanto, especialmente na ortopedia, bons resultados são cada vez mais presentes quando se uni expertise profissional, boa técnica e comprometimento de tutores. 

Zaira, uma fila de quatro anos, com a força de 58 quilos, é um bom exemplo disso.
Há quase um ano, Zaira, que mora em Sorocaba (interior de São Paulo), sofreu uma ruptura do tendão calcâneo comum, conhecido como tendão de Aquiles no ser humano. Não se sabe a causa, mas avaliou-se tratar-se de um provável trauma agudo, sem ferida perfuro cortante.

O caso era bem difícil de recuperação, mas sua dona optou em buscar atendimento em São Paulo, com os médicos do CIPO. "Realizamos a cirurgia em outubro do ano passado, utilizando sutura de Kessler modificada com nylon zero, fixação externa com aparelho de Kirschner, para imobilizar a articulação tíbio társica, pois, para recuperação deste tendão, além da sutura, é fundamental a imobilização da articulação para a cicatrização", detalhou a Dra. Katia Stracieri.

Segundo a médica e professora do CIPO, o fixador permaneceu 11 semanas, tempo maior do que o normalmente indicado. "Optamos por ampliar o período em função do controle ultrassonográfico realizado no tendão. E decidimos retirá-lo somente quando a imagem ultrassonográfica apontou total reconstituição do tendão", explicou Katia, acrescentando que o caso e a técnica adotada no procedimento cirúrgico fazem parte dos cursos de ortopedia do CIPO, tanto no Módulo Básico quanto no Módulo Avançado.

Atualmente, Zaira caminha bem, após cinco meses da retirada do aparelho.

Fonte: CIPO